Estudantes já podem fazer suas inscrições, que vão até o dia 07 de junho.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram nesta segunda-feira (27), permanecendo abertas até o dia 07 de junho. O processo deve ser realizado através da página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Provas do Enem 2024
As provas do Enem são aplicadas, tradicionalmente, em dois domingos consecutivos. Isso acontece tanto com as provas impressas quanto as digitais. As datas das provas do Enem 2024serão nos dias 3 e 10 de novembro de 2024.
A duração é de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia de provas, e 5 horas no segundo. Os participantes devem chegar aos prédios onde serão realizados os exames com antecedência para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 11h30 e fechados, pontualmente, às 13h.
Veja a distribuição das provas do Enem:
1º dia do Enem- 13h30 às 19h: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas
2º dia do Enem - 13h30 às 18h30: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática
Como Enem, é possível ingressar em diversas universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame como método de seleção de estudantes.
O teste também serve para que os estudantes acessem auxílios governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O resultado também pode ser utilizado para processos seletivos em instituições de ensino de Portugal que possuam convênio com o Inep.
Prepare-se para o Enem 2024
Este ano a Secretaria de Estado de Educação e estudantes podem contar com uma ferramenta para auxílio na preparação para o ENEM, o aplicativo Estudo Play.
A plataforma Estudo Play traz recursos inovadores para potencializar o aprendizado: ela oferece livros digitais das quatro áreas de conhecimento, videoaulas, correção de redação, relatórios individuais de desempenho, ferramentas de monitoramento das aprendizagens, provas/simulados que seguem as matrizes do SAEB e do ENEM, trilhas personalizadas de estudo conforme o aproveitamento/resultado em cada simulado, o qual aponta os pontos de melhoria no rendimento das áreas e componentes curriculares e disponibiliza um “banco” de aulas sugeridas para o aprofundamento e melhoria do rendimento daquele estudante.
Além disso, a partir de provas/simulados realizados por componente curricular, o sistema faz correção com base na teoria de resposta ao item (TRI) e disponibiliza a evolução do estudante. Com base no percentual de acertos, é calculada a média e comparada com as médias de ingresso no SISU, identificando as possibilidades de ingresso nas Universidades Públicas, de acordo com as médias exigidas para cada curso de graduação.
É uma grande oportunidade de preparação para os estudantes da rede pública de Minas Gerais.