Concretizando antiga aspiração e anseios da comunidade patrocinense e de municípios circunscritos, foi criada pelo Decreto nº 26.317, de 04 de novembro de 1986, a 33ª Delegacia Regional de Ensino, com sede em Patrocínio, com a finalidade de exercer a inspeção e a supervisão dos estabelecimentos de ensino do 1º e 2º graus, bem como executar e coordenar a execução das atividades desconcentradas na área da sua jurisdição.

A área de jurisdição da 33ª DRE compreendia os municípios de Patrocínio, Guimarânia, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, anteriormente pertencentes à 18ª DRE de Patos de Minas e Iraí de Minas, que pertencia à 26ª DRE de Uberlândia.

Em 12 de fevereiro de 1987, foi designada a Inspetora Escolar Darlene Aparecida Ferreira para instalar e responder pela 33ª DRE de Patrocínio que passou a funcionar no 2º andar do Edifício Executivo “Francisco Nunes”, em 10 salas adquiridas pela Prefeitura Municipal de Patrocínio.

Em 28 de outubro de 1988, com a publicação do Decreto nº 28.864, passaram a pertencer à jurisdição da 33ª DRE de Patrocínio os municípios de Ibiá e Perdizes, antes pertencentes à 25ª DRE de Uberaba.

Em dezembro de 1994, as Delegacias Regionais de Ensino foram transformadas em Superintendências Regionais de Ensino através da Lei 11.721 de 29/12/1994, passando a denominação para 29ª SRE -  Patrocínio.

No início de 1999, a então Superintendente, Professora Hedmar de Oliveira Ferreira, assumiu a proposta de mudança de endereço para o antigo prédio do Fórum e em junho deste mesmo ano, foi organizada uma comissão para planejar e articular a reforma e o resgate do prédio junto aos órgãos competentes.

E, em 2001, a 29ª SRE de Patrocínio passa a funcionar definitivamente no antigo prédio do Fórum, situado à Praça Honorato Borges, que passou a denominar-se Palácio da Educação – Prédio Professor “Hélio Furtado de Oliveira”, em homenagem ao advogado ilustre que trabalhou no antigo fórum e ao exemplar professor que dedicou sua vida à luta simultânea pela melhoria da justiça e da educação.

Desde a sua instalação em 1987, foram dirigentes dessa Superintendência Regional de Ensino: Darlene Aparecida Ferreira, Hedmar de Oliveira Ferreira, Ana Luiza da Fonseca Rodrigues, João Marques dos Santos, Priscila Beatriz Borges Pereira Castro, Luzia Fátima Santos de Paiva e, atualmente, Letícia Borges Marra Soares.

Praça Honorato Borges, 755 – Bairro: Centro

Patrocínio / MG CEP: 38740084